quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Aulas de filosofia


       O ensino da Filosofia tem a finalidade de estimular desde cedo as habilidades cognitivas e de argumentação dos alunos, desenvolvimento do caráter ético, autônomo, criativo, fundamentado na busca de soluções para conflitos, construção de estratégias de trabalho, divergência de ideias e sentido cooperativo para enfrentar problemas. 
       
       Enquanto disciplina significativa para o desenvolvimento crítico-reflexivo, a Filosofia oferece ao aluno a oportunidade de expressar seus pensamentos, sentimentos, opiniões, valores e atitudes, levando a participar ativamente das relações sociais, buscando evidenciar a importância dos mesmos para a vida.

         O papel do professor  nas aulas de filosofia é o de proporcionar meios para uma educação crítica que coloca o aluno em sintonia com o que está a sua volta, não como mero espectador, mas como atuante e participante na sociedade. Nesse caso, vê-se o essencial papel da disciplina para um pensar crítico da realidade em que vive, relacionando fatos cotidianos a conteúdos estudados.


         A presença da Filosofia na escola gera, tanto no professor quanto nos alunos reais mudanças de comportamento que contribuem para a elevação da auto-estima e até perda de ações agressivas, levando a comunidade escolar a refletir sobre o respeito à individualidade dos outros.

          A filosofia serve também para preparar os educando ao exercício da cidadania no qual se reforça a importância de respeitar os outros, respeitar regras previamente estabelecidas necessárias para a vida em comunidade.