quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

As aulas de informática



   O Laboratório de Informática Educativa, face ao seu caráter educacional, serve como fonte de conhecimento, estabelecendo relações entre os diversos eixos da Matriz Curricular promovendo a interdisciplinaridade.
   Assim, estruturado em um ambiente de busca de conhecimento, as aulas de informática tem como objetivo encorajar o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, as TICs ( PCs, Periféricos e Acessórios, Softwares e Internet), possibilitando a criação de novos relacionamentos na escola, instigando a aprendizagem e levando informações atuais e seguras a todos os que participam da vida escolar, colocando o “Mundo” como espaço de aprendizagem.

Planejamento Pedagógico

   O professor de Ensino Fundamental, subsidiado pelo Professor Orientador de Informática em Educação e orientado pelo Coordenador Pedagógico cria situações educacionais em que o aluno possa explorar conteúdos significativos, por meio de recursos tecnológicos, possibilitando diferentes formas de abordagem do conhecimento e diferentes suportes de investigação de temas específicos, garantindo um trabalho integrado com as atividades desenvolvidas em sala de aula.

Objetivos: 

    A informática educativa busca:
• incentivar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas atividades cotidianas;
• desenvolver a percepção visual e auditiva, a coordenação motora, a memorização, a convivência em grupo, a inter-relação de pensamentos, ideias e conceitos, a utilização das linguagens como meio de expressão e comunicação.
• propiciar, como elemento articulador de conteúdos curriculares, a aquisição de novos conhecimentos.
• desenvolver a habilidade para organizar informações, levantar hipóteses e pensar estrategicamente.
• desenvolver a capacidade de expressão por meio da criação, edição e exposição dos próprios projetos interdisciplinares, integrando textos, imagens, ferramentas de desenho e pintura, animações, efeitos especiais, recursos de som e vídeo.
• ensinar valores importantes para a formação do “Cidadão do Futuro".